Etnomatemática e a Educação Emancipatória: diálogos de Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27590

Palavras-chave:

Etnomatemática, emancipação, diálogo, diversidade, liberdade

Resumo

A ação-reflexão-ação é um dos fenômenos centrais na pedagogia progressista. Freire e D’Ambrosio não pensam ideias, pensam existência como um esforço totalizador da práxis humana.  A educação para a emancipação, para o diálogo, para a autonomia, para a prática de liberdade, para a diversidade, para os Direitos Humanos, para a Justiça social, para o combate às desigualdades, ao racismo, ao preconceito, à discriminação, para a sustentabilidade planetária, para o respeito à natureza e para a busca pela paz mundial, são categorias presentes em suas obras. Isso porque a sociedade, cuja pedagogia dominante é a pedagogia das classes prevalecentes, corrobora com a manutenção do status quo, e não serve à libertação do oprimido. Este trabalho, de abordagem qualitativa e do tipo descritivo, tem como objetivo discutir os possíveis diálogos entre a Etnomatemática e a Educação Emancipatória, nas acepções d’ambrosianas e freireanas. Com a investigação, evidenciamos as aproximações da Etnomatemática e a Educação Emancipatória, a preocupação de Freire e D’Ambrosio por um ensino em que o(a) estudante seja o centro do processo, sendo capaz de atingir a autonomia, bem como constitua-se um sujeito ativo-crítico-reflexivo e político.

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Biografia do Autor

Helio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Professor da Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB/DIEM), Brasília, DF, Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020) e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012); Professor/Pesquisador da Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
     

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

SANTOS, Helio Rodrigues dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Etnomatemática e a Educação Emancipatória: diálogos de Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 56–71, 2025. DOI: 10.5585/2025.27590. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/27590. Acesso em: 19 jul. 2025.

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