A construção política do Brasil: sociedade, economia e Estado desde a Independência, de Luiz Carlos Bresser-Pereira

Autores

  • Marco Aurélio Araujo dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Rosemary Roggero Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6819

Palavras-chave:

Bresser-Pereira, Sociedade, Economia

Resumo

O livro “A Construção Política do Brasil: sociedade, economia e Estado desde a Independência” tem como eixo condutor o método histórico-estrutural, partindo do princípio da heterogeneidade do desenvolvimento nacional, avaliando as características político-sociais que impõem o estágio de desenvolvimento econômico do Brasil para o exame das transformações econômicas através dos ciclos históricos no país. Bresser-Pereira analisa as coalizões de classes que permitiram, no Brasil, o surgimento de um Estado-Nação a partir de 1930, quase duzentos anos após a Inglaterra realizar sua revolução industrial. A obra perpassa a história brasileira da independência até o ano de 2014. Contém 23 capítulos, organizados em três grandes ciclos denominados: Ciclo Estado e Integração Territorial (1822-1889), Ciclo Nação e Desenvolvimento (1930-1977) e Democracia e Justiça Social (1977-2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Araujo dos Santos, Universidade Nove de Julho

Mestrando do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE/UNINOVE). Bacharel em Engenharia de Controle e Automação com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Servidor público federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. e-mail: marcoaurelio@ifsp.edu.br

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Nove de Julho. 

Publicado

01.11.2016

Como Citar

DOS SANTOS, Marco Aurélio Araujo; ROGGERO, Rosemary. A construção política do Brasil: sociedade, economia e Estado desde a Independência, de Luiz Carlos Bresser-Pereira. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 209–213, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6819. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/6819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas