O aluno com deficiência visual na rede regular de ensino

Autores

  • Tânia Medeiros Aciem Universidade Nove de Julho
  • Aparecida Tapia Maruyama Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7411

Palavras-chave:

deficiência visual, ensino regular, sala de recursos, ensino itinerante

Resumo

O processo educativo de pessoas com deficiência visual envolve, dentre outros, principalmente, o acesso à leitura e à escrita como elemento oportuno na aquisição de conceitos que, possivelmente, contribuam para a efetiva cidadania. Foram consideradas práticas educacionais aplicadas para alunos cegos e com baixa visão, a fim de valorizar a equidade de oportunidades numa sociedade que considere a diversidade educativa para um acesso igualitário. O objetivo deste artigo visou, portanto, avaliar as ações de práticas educacionais oportunizadas às pessoas com deficiência visual na rede estadual de ensino do estado de São Paulo em salas de recursos e no ensino itinerante, a fim de oferecer igualdade de acesso ao currículo em diferentes modalidades, que mobilizam ações autônomas e independentes de qualidade  inerentes aos diferentes sujeitos atendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Medeiros Aciem, Universidade Nove de Julho

Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, Professora na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo (SP), Brasil. Com graduação em Pedagogia. Professora do departamento de educação de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho e Professora de Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo. Experiência na área de Educação atuando, principalmente, com as seguintes abordagens: deficiência visual, educação e inclusão social.

Aparecida Tapia Maruyama, Universidade Nove de Julho

Mestra em Ciências da Saúde, Professora na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo (SP), Brasil. Com graduação em Pedagogia. Atualmente é Professora do departamento de educação de Ensino Superior da Universidade Nove de Julho. Experiência na área de Educação e atuando, principalmente, com as seguintes abordagens: deficiência visual, educação especial e inclusão social.  

Downloads

Publicado

11.09.2017

Como Citar

ACIEM, Tânia Medeiros; MARUYAMA, Aparecida Tapia. O aluno com deficiência visual na rede regular de ensino. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 191–207, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7411. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7411. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo