Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo

Autores

  • Sandra Nivia Soares de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8429

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola. Quilombo. Identidade Negra.

Resumo

Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil,  compreendendo que sua história e seu processo de construção da identidade podem contribuir para a  formação de professores, no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, enten-dendo quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado, ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral,  e a experiência da autora na formação de professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Nivia Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia – BA – Brasil.

Downloads

Publicado

19.12.2018

Como Citar

SOARES DE OLIVEIRA, Sandra Nivia. Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 35–54, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8429. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8429. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC