A lei 10.639/03 e as relações étnico-raciais no ambiente escolar: mudanças e permanências

Autores

  • Nívea Maria Araújo Santana Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8865

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Diversidade. Mudança. Escola.

Resumo

Nos últimos anos, as mudanças trazidas pela globalização cultural e econômica, que, ao contrário do que se imaginava, vem contribuíndo para um processo cada vez mais acentuado de fragmentação das identidades e fortalecimento das heterogeneidades, assim como a maior organização dos movimentos sociais, tem levado o governo brasileiro a implementar políticas afirmativas, a fim de mitigar as graves assimetrias da nossa sociedade. Nesse contexto, trazer o debate acerca da diferença e da diversidade, buscando promover uma educação “étnico-racial positiva”, tornou-se, em muitos sentidos, “dever da escola” e, consequentemente “trabalho do professor”. Refletir acerca da eficácia e do alcance de tais medidas, em especial a Lei 10.639/03, leva-nos a procurar conhecer e desdobrar-se de maneira positiva em prática escolar, especialmente no que se refere ao ensino de História e a “pluralidade cultural”, presentes nos PCNs.

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Biografia do Autor

Nívea Maria Araújo Santana, Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Pernambuco, atualmente atua na Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe. Pernambuco – PE - Brasil

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

SANTANA, Nívea Maria Araújo. A lei 10.639/03 e as relações étnico-raciais no ambiente escolar: mudanças e permanências. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 121–140, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8865. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8865. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC