Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) na escola pública no estado de São Paulo: breves considerações críticas

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18171

Mots-clés :

Formação continuada, Políticas educacionais, Atividade de trabalho pedagógico coletivo, Professores, Estado de São Paulo.

Résumé

O debate acerca dos processos de formação continuada é objeto de políticas educacionais e extensa produção bibliográfica há um tempo considerável, revelando não somente sua importância, como seus problemas. No Estado de São Paulo, no contexto das políticas de formação continuada da SEE/SP, foi criada a Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), com o objetivo de ser um espaço que permitisse aos professores discutir as questões pedagógicas, seu cotidiano e suas demandas, se apropriando de conhecimentos necessários para a superação de problemas. O artigo apresenta uma breve trajetória dos processos de regulação da ATPC no Estado de São Paulo, analisa as intenções da formação continuada expressas na legislação e aponta seus problemas. Reforça, em sua conclusão, a necessidade de repensar a ATPC como política de formação isolada, pois a forma como a carreira docente é fragmentada impede que o professor possa exercer sua atividade em uma única escola. 

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Bibliographies de l'auteur

Jorge Luis Sansigolo Ribeiro, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestrando em Educação, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Viviane Oliveira da Silva, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestranda em Educação, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Doutor em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

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Publiée

2020-12-17

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RIBEIRO, Jorge Luis Sansigolo; SILVA, Viviane Oliveira da; CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) na escola pública no estado de São Paulo: breves considerações críticas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 60–69, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18171. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18171. Acesso em: 17 juill. 2024.

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