Pensamento complexo, razão e ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2090Parole chiave:
Pensamento complexo. Razão. Formação humana. Ensino de filosofia.Abstract
O objetivo do texto é resgatar, em linhas gerais, o conceito de razão no pensamento complexo de Edgar Morin. A razão pode ser caracterizada no pensamento complexo como aberta ao diálogo com elementos não racionais. Procura-se investigar as possíveis contribuições que o entendimento de razão para o pensamento complexo produz para a formação de indivíduos. Mais especificamente a comunicação procura refletir sobre como o entendimento de razão para o pensamento complexo pode contribuir, no ensino de filosofia, para a formação de pessoas críticas e capazes de pensar os problemas atuais.Downloads
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Pubblicato
2010-01-22
Come citare
KAMESU, Oscar Kiyomitsu. Pensamento complexo, razão e ensino de filosofia. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 8, p. 75–84, 2010. DOI: 10.5585/cpg.v8n0.2090. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/2090. Acesso em: 22 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigos