Discutindo as teorias sobre currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14591Palavras-chave:
Currículo, Dispositivos escolares, Políticas educacionais, Professor, Aluno.Resumo
Esse texto tem como objeto de estudo a discussão do currículo escolar. Seu objetivo é reapresentar ideias correntes de acordo com algumas questões norteadoras constitutivas das discussões curriculares. Para tanto, trará a tona a argumentação de autores que, historicamente, dentro do campo, tem construído teorias sobre o currículo. A exposição de tais ideias pautar-se-á pela busca de respostas a algumas questões, como por exemplo: como o currículo deve ser composto, elaborado; qual sua finalidade social, e como o materializar nas escolas, nos saberes e fazeres de professores e alunos. A metodologia de pesquisa aqui utilizada é a bibliográfica. As fontes consultadas foram livros, capítulos de livros e artigos de periódicos. Como conclusão pode-se apontar que o currículo se constitui como um dispositivo escolar de tal potência no universo científico, dada suas possibilidades de interpretação, discussão teórica e interlocução com tantas áreas do conhecimento escolar que precisa ser sempre discutido.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa. Editorial Presença, Martins Fontes, s/d. Disponível em https://politica210.files.wordpress.com/2014/11/althusser-louis-ideologia-e-aparelhos-ideolc3b3gicos-do-estado.pdf. Acesso em 17 de abril de 2018.
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Trad. Vinicius Figueira. 3ª ed., Porto alegre; Artmed, 2006.
BOURDIEU. Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice, CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. 14ª ed., Petrópolis,, RJ: Vozes, 2013, p. 43-72.
CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, 2002, nº 3, p. 9-26.
HAMILTON, David. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria e educação, nº 6, 1992, p. 33-51.
MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. Indagações sobre currículo. Brasília, MEC/SEB, 2007, p. 17-42
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo.3° Edição. Editora Autêntica. 2017.
TYLER, Ralph. Princípios básicos de currículo e ensino. Trad. Leonel Vallandro. 9ª ed. Porto Alegre, Rio de Janeiro: Globo, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Cadernos de Pós-graduação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.