A brincadeira de faz de conta de papéis sociais: uma reelaboração criativa da criança sobre as relações de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13460

Palavras-chave:

Brincadeira de faz de conta, Educação infantil, Trabalho.

Resumo

Este estudo almeja compreender de que forma as crianças ressignificam, por meio da brincadeira de faz de conta, situações sociais de argumento do trabalho vivenciadas por elas no processo de desenvolvimento da personalidade e, especificamente, identificar as funções psíquicas superiores envolvidas nessa atividade, bem como destacar o papel da professora nesse processo. Provém de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender de que forma a brincadeira de faz de conta de papéis sociais contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças, segundo os pressupostos da Teoria Histórico Cultural. De cunho experimental, os dados da pesquisa foram produzidos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Santarém, PA, por meio de observações da rotina das crianças e de dupla intervenção: inserção de brinquedos no contexto educativo e formação continuada junto à professora participante da pesquisa sobre a brincadeira de faz de conta de papéis sociais. Os dados foram registrados em vídeos, fotografias e diário de campo. Os resultados revelam que a brincadeira de faz de conta de papéis sociais possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais. As crianças representaram, no faz de conta, dentre outros aspectos, papéis sociais de argumento do trabalho, expressando como percebem as relações de poder do sistema capitalista de produção.

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Biografia do Autor

Géssica de Aguiar Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Graduada em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2013). Especialista em docência na educação infantil pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2015). Mestre em educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Estudante de doutorado em educação (UFOPA). Tem experiência na área da educação, com ênfase na educação infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: Brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais; Desenvolvimento da brincadeira na infância; O desenvolvimento infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) da Universidade Federal do Oeste do Pará, sob coordenação da Profª. Dra. Sinara Almeida da Costa.

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

LIMA, Géssica de Aguiar; COSTA, Sinara Almeida da. A brincadeira de faz de conta de papéis sociais: uma reelaboração criativa da criança sobre as relações de trabalho. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e13460, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.13460. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13460. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

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