Nas ondas do rádio: possibilidades de uma educação menor no contexto escolar obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798

Palavras-chave:

educação menor, emancipação intelectual, gestão de práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise de práticas pedagógicas produzidas a partir de um Projeto de Educomunicação com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo compreender como se dá a gestão de práticas que transcendem o espaço da sala de aula e que efeitos produzem na constituição dos sujeitos enquanto estudantes. A partir de uma análise qualitativa de narrativas produzidas por estudantes, apoiada  nos conceitos de educação menor (GALLO 2002), experiência (LARROSA 2015), emancipação intelectual (RANCIÈRE 2007) e democracia (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), entre outros, foi possível verificar que o Projeto de Educomunicação, constituído via agenciamento coletivo entre estudantes e professores, viabilizou a invenção de um novo espaço/tempo no instituído, possibilitando que formas outras de ser e estar na escola fossem concebidas.

 

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Biografia do Autor

Andressa Silveira Vargas, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Possui Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (2006-2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e Especialização em Mídias na Educação pela UAB/UFSM (2018). Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professora alfabetizadora no Programa Brasil Alfabetizado (2010-2012). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Pedagogia (2011-2012). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2012-2017). Atualmente atua como Supervisora Pedagógica do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac/ Santa Maria e Tutora a distância do Curso de Pedagogia EAD Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Tem experiência na área de Educação, tendo ênfase na prática escolar com a educação básica.

Eliana da Costa Pereira de Menezes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Possui graduação em Educação Especial (2001); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM - Curso de Especialização em Gestão Educacional - e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Participa como pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, e como pesquisadora e vice-líder do DEC - Diferença, Educação e Cultura/UFSM. Atuou na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de educação especial. Ocupa no momento o cargo de Editora Científica Assistente da Revista de Educação Especial da UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de inclusão escolar, educação especial, práticas de in/exclusão

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

VARGAS, Andressa Silveira; DA COSTA PEREIRA DE MENEZES, Eliana. Nas ondas do rádio: possibilidades de uma educação menor no contexto escolar obrigatório. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e13798, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.13798. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13798. Acesso em: 26 abr. 2024.