Responsabilidade Social e Universidade: Uma ação necessária

Autores

  • Ligia Carvalho Vercelli UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1534

Palavras-chave:

educação não-formal, Responsabilidade Social, projetos sociais, universidades, terceiro setor

Resumo

Nos últimos anos o tema da Responsabilidade Social assumiu lugar de destaque na formação profissional oferecida pelas universidades, pois elas têm um compromisso ético diante dos problemas sociais existentes na nossa sociedade. Na universidade prioriza-se a pesquisa e o ensino, isto é, a educação formal, e pouco valor é dado à extensão porém, entendemos que é por meio dos projetos extensionistas via educação não-formal, que a comunidade onde ela está inserida saberá para quê e para quem a universidade está a serviço. Assim, envolver o corpo docente e discente em projetos sociais tornou-se pré-requisito na construção de competências profissionais sólidas para entender os problemas apresentados pelo contexto brasileiro. Dessa forma, este artigo tem por objetivo refletir sobre a temática Responsabilidade Social na universidade por meio de projetos extensionistas. Para isso, partimos da origem da Responsabilidade Social Empresarial e Universitária, conceituamos o termo RS sob a ótica de diferentes autores para depois estabelecermos a relação Responsabilidade Social e universidade. Palavras-chave: educação não-formal, Responsabilidade Social, projetos sociais, universidades, terceiro setor

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Biografia do Autor

Ligia Carvalho Vercelli, UNINOVE

Psicóloga, doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, professora da disciplina Psicologia da Educação do curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho – UNINOVE,

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Publicado

24.11.2010

Como Citar

VERCELLI, Ligia Carvalho. Responsabilidade Social e Universidade: Uma ação necessária. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 119–140, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.1534. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1534. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos