Campanha Nacional Contra a Alca: educação popular, participação e política externa
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1540Palavras-chave:
Ciências Humanas, Educação Popular, PolíticaResumo
Este artigo discute como a Campanha Nacional contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), movimento social formado a partir de dezenas de entidades, utiliza a educação popular como uma estratégia para influenciar na formulação da política externa brasileira. Depois de debater o tema com a sociedade utilizando vasto material de formação, a Campanha organizou um plebiscito popular em setembro de 2002 e obteve mais de 10 milhões de votos. O resultado desse agir político, na visão da Campanha, teria não somente influenciado o posicionamento brasileiro no processo negociador, mas provocado o fortalecimento do movimento social brasileiro e latino-americano. Este trabalho é resultado de uma tese de doutorado cuja pesquisa empírica envolveu 72 entrevistados. Palavras-chave: Movimento social. Educação popular. Política externa. AlcaDownloads
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Publicado
24.11.2010
Como Citar
MIDLEJ E SILVA, Suylan de Almeida. Campanha Nacional Contra a Alca: educação popular, participação e política externa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 159–180, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.1540. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1540. Acesso em: 20 maio. 2025.
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