Conflitualidades no espaço escolar: implicações com a emancipação social

Autores

  • Neusa Chaves Batista UFRGS-RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1551

Palavras-chave:

educação

Resumo

Pretende-se, no artigo, salientar e fomentar a discussão a cerca das implicações do atual contexto do capitalismo sobre a formação de identidades pessoais e coletivas em condições de gerir democraticamente as complexidades da sociedade contemporânea. Argumento que a escola é, dado o seu papel de instituição educadora, um espaço de formação de seres humanos, portanto, do cidadão em todas as suas dimensões. Para fundamentar a assertiva trabalho com os conceitos de regulação social e emancipação social cunhados por Boaventura de Sousa Santos. Palavras chave: formação; identidades; espaço escolar; regulação social; emancipação social

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Biografia do Autor

Neusa Chaves Batista, UFRGS-RS

PPGEDU- Faced -UFRGS Porto Alegre – RS - Brasil

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Publicado

24.11.2010

Como Citar

BATISTA, Neusa Chaves. Conflitualidades no espaço escolar: implicações com a emancipação social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 103–118, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.1551. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1551. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

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Artigos
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Neusa Chaves Batista (2022)
Discurso da gestão escolar democrática em uma política de avaliação participativa. Estudos em Avaliação Educacional, 33, e08726.
10.18222/eae.v33.8726
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