Carta-manifesto ao companheiro Paulo Freire: a conjuntura neoconservadora, as (poucas) conquistas e a esperança na edificação de um novo modo de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15795

Palavras-chave:

esperança, neoconservadorismo, revolução

Resumo

Este documento tem o propósito de reconhecer o legado de Paulo Freire na educação, narrar um pouco mais acerca dos acontecimentos recentes para além das aparências fenomênicas com a finalidade de revelar o avanço imperialista das políticas neoliberais que têm como fito promover a destruição das forças produtivas (MONTORO, 2018), utilizando-se de táticas de guerra híbrida (KORYBKO, 2018). Esta é uma carta de reconhecimento e continuidade da luta travada por Freire; atualização sobre a conjuntura e renovação da esperança na transformação social cujo patrono da educação brasileira é um dos protagonistas históricos. Partimos do entendimento de que a educação não transforma imediatamente, mas pode mediar o desenvolvimento de um psiquismo enriquecido dos indivíduos. Propomos uma breve discussão acerca da relação entre o papel da educação, a superação do modo de produção capitalista e a edificação de uma sociedade que irreversivelmente possibilite a universalização do gênero humano, a igualdade e a liberdade. Compreendemos que o espaço aqui é abreviado, mas objetivamos que este texto estimule a ampliação do debate acerca da teoria pedagógica revolucionária.

 

 

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Biografia do Autor

Anderson dos Anjos Pereira Pena, Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal do Ceará - UFC e professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Histórico-Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria marxista, psicologia histórico-cultural, currículo, teoria do conhecimento e formação de professores.

Clarice Zientarski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Estudos Sociais Unijui- , Graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1989- 1993), Graduação em Pedagogia; Pós-graduação em Educação, Cultura e Cidadania pela Unijui; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa Políticas Públicas . Doutorado em Educação pela UFSM linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. pós-Doutorado em Educação- Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e na Área de Ciências Humanas como docente da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, trabalho e educação, educação do campo, política educacional, gestão democrática. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) como bolsista, orientadora de monografias - Programa de Formação de Professores - do Curso de Especialização a Distância em Gestão Educacional - Atuação na Facisa/ Celer como professora e orientadora de monografias no Curso de Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e na Inter@tiva Consultoria e Assessoria Educacional desde o ano de 2007 até 2013, como professora colaboradora. Consultora da UNESCO, prestando serviço ao Ministério da Educação -MEC, na condição de pesquisadora. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará atuando nos cursos de graduação com a disciplina de Estrutura, Gestão e Política Educacional; Professora e pesquisadora da Pós-graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação orientadora de doutorado e mestrado acadêmico. Vice-coordenadora da Pós Graduação em Educação Brasileira.

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

DOS ANJOS PEREIRA PENA, Anderson; ZIENTARSKI, Clarice. Carta-manifesto ao companheiro Paulo Freire: a conjuntura neoconservadora, as (poucas) conquistas e a esperança na edificação de um novo modo de produção. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e15795, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.15795. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15795. Acesso em: 19 mar. 2024.