Ética, direito e ciência no paradigma da complexidade

Autores

  • Valéria Álvares Cruz Universidade Metropolitana de Santos
  • Willis Santiago Guerra Filho Faculdade de Direito - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i1.188

Palavras-chave:

complexidade, de ética, Direito, autopoiesis,

Resumo

As questões referentes a valores, como aquelas tratadas pela ética e o Direito, com o predomínio do saber científico, só retomam sua antiga importância quando os efeitos danosos deste predomínio se faz sentir. É quando se percebe a necessidade de uma mudança no paradigma científico, superando a cisão entre sujeito e objeto e o reducionismo em favor de uma visão holística, tal como se dá na teoria de sistemas autopoiéticos.

Downloads

Biografia do Autor

Valéria Álvares Cruz, Universidade Metropolitana de Santos

Advogada e Psicóloga pós-graduada em Neuropsicobiologia;Mestranda em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos; Artista Plástica.

Willis Santiago Guerra Filho, Faculdade de Direito - UFC

Livre-Docente em Filosofia do Direito (UFC) e Doutor em Direito (Univ. de Bielefeld, Alemanha); Professor-titular da Faculdade de Direito da UFC;Poeta.

Downloads

Publicado

20.06.2000

Como Citar

CRUZ, Valéria Álvares; FILHO, Willis Santiago Guerra. Ética, direito e ciência no paradigma da complexidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–86, 2000. DOI: 10.5585/eccos.v2i1.188. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/188. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Visualizações
  • Resumo 240
  • PDF 183