Educação física escolar no estado de São Paulo:

nuances da apropriação do currículo por professores(as) do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23719

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar como professores(as) de Educação Física Escolar avaliam e se apropriam do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Médio. Participaram do estudo 62 docentes, que responderam a um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, sendo realizada uma Análise de Conteúdo das respostas abertas. Os resultados apontaram que 98,4% dos(as) docentes utilizam o currículo para nortearem suas práticas. As respostas à questão aberta sobre os motivos pelos quais o currículo é seguido revelaram três perspectivas: negativas, pragmáticas ou elogiosas ao documento. Ressalta-se que o campo curricular é atravessado por aspectos que vão além dos didático-pedagógicos, percorrendo os campos político, social e econômico. Nesse complexo contexto, é fundamental abordar a Educação Física considerando sua posição epistemológica ainda em desenvolvimento, o que dificulta a elaboração de currículos e a prática docente. Conclui-se que o currículo parece cumprir seu papel de orientação, mas evidencia-se a necessidade de considerar as opiniões dos(as) docentes na (re)avaliação das políticas educacionais, em especial diante das mudanças no ensino médio, cada vez mais sujeito à lógica neoliberal de precarização da esfera pública.

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Biografia do Autor

Cristina de Matos Martins, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Letras, pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2007).

Doutoranda em Educação Física, pelo Departamento de Pedagogia da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2022).

Gabriel Francisco Zago Pacheco, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Ciências pela Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo-EEFE-USP

Professor de Educação Física da rede municipal de São Paulo.

Sérgio Roberto Silveira, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciências pela Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo-EEFE-USP

Docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo-EEFE-USP

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

MARTINS, Cristina de Matos; PACHECO, Gabriel Francisco Zago; SILVEIRA, Sérgio Roberto. Educação física escolar no estado de São Paulo: : nuances da apropriação do currículo por professores(as) do ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e23719, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.23719. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23719. Acesso em: 4 nov. 2024.