Epistemicídio, ensino de ciências e a obra “quarto de despejo
diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24602Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, ensino de ciências, epistemicídioResumo
Este estudo aponta potencialidades didáticas para um Ensino de Ciências da Natureza antirracista, antissexista e anticapitalista, a partir da narrativa e Carolina Maria de Jesus em “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”. Trata-se de um ensaio que busca suscitar a possibilidade do desenvolvimento de projetos de Ensino de Ciências Naturais. A ausência de autores e principalmente de autoras negras evocadas no campo do Ensino de Ciências é sintomático de uma sociedade racista, assassina e suicidária. Ao que parece não foi o bastante produzir e continuar produzindo o genocídio dos povos racializados, sobretudo os povos negros e os povos originários das Américas. Aos interesses colonialistas dos países imperialistas, quando não é possível ocidentalizar, é necessário produzir, sistematicamente, o assassinato dos saberes desses povos. Aniquilar os corpos e o espírito dos povos racializados é uma estratégia do necropoder daqueles que são soberanos na sociedade capitalista. O que observamos é que o racismo e o sexismo não são patologias sociais ou desvios de comportamento individuais. São ideologias estruturantes e estruturadas, a partir da modernidade, no contexto ocidental, no modo de produção capitalista. Deste modo, a reprodução do capitalismo necessita da reprodução do racismo e do sexismo. Não há como superar radicalmente o racismo ou o sexismo sem que se supere radicalmente o capitalismo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
BARTOLOMÉ DE LAS CASAS, F. O paraíso destruído: a sangrenta história da conquista da América espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores, 1996.
CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. Cartografias do racismo e resistência: um breve levantamento histórico. In: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 13-19.
BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. Introdução. In: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 13-19.
BRAGA, Ana Paula Fonseca; SILVA, Ivanderson Pereira da; MEDEIROS NETO, Raimundo Alves. Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências. Revista Ensino em Debate, v. 2, p. e2024004-e2024004, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/16 Acesso em: 23 de fev. de 2024.
CORTEZ, Hernan, O Fim de Montezuma (Relatos da Conquista do México). Porto Alegre: L&PM, 1996.
DAVIS, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
DESCARTES, R. Discurso do Método. In: Coleção Os Pensadores, v. Descartes-I, 4a edição, São Paulo: Nova Cultural, 1987 [originalmente publicado em francês em 1637].
DIAS ALVES, Karina; BASTOS FILHO, Jenner Barretto, Sobre as Relações Homem-Natureza a partir da Desconstrução de Margulis de um Ponto de Vista de Popper. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n.1, p.71-101, 2012 Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID177/v7_n1_a2012.pdf Acesso em: 17 de mai. de 2022.
GOMES, Nilma Lino. Prefácio. In.: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 5-9.
GROSFOGUEL, Ramón. A Estrutura do Conhecimento nas Universidades Ocidentalizadas: Racismo/Sexismo Epistêmico e os quatro grandes Genocídios/Epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?format=pdf Acesso em: 23 de fev de 2024.
JESUS, Carolina Maria, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, São Paulo: Editora Ática, 10a edição, 2014.
LOSURDO, Domenico. Consciência de si, falsa consciência, autocrítica do Ocidente. In: O Patrimônio Espiritual da Europa. Lisboa: Edições Cosmos, 1999. [Publicação do Istituto Italiano per gli Studi Filosofici, Nápoles, Itália].
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. 9ª reimpressão. São Paulo: Editora n-1, 2021.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. In Coleção Os Pensadores, v, Pascal, São Paulo: Nova Cultural, 1988.
PAZ, Leila Kely dos Santos da; MELO, Charlline Vladia Silva de; SILVA, Ivanderson Pereira da Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/as. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 79, p. 1409-1428, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30423 Acesso em: 23 de fev. de 2024.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1982.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo, São Paulo: Companhia das Letras, 1a edição, 2011.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
SANTOS, Julia Claudia dos; et al. A Questão Étnico-Racial nas Licenciaturas da Universidade Federal de Alagoas dentro da Sociedade Atual. Revista Panorâmica (UFMT), v. 34, Set/Dez, 2021, p. 86-111. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1394 Acesso em: 17 de mai. de 2022.
SILVA, Suzi Alves; SILVA, Shirley Henrique; LIMA, Elaine Cristina dos Santos. Análise da experiência do projeto “Afrobetizando na terra de Zumbi dos Palmares”. Revista Panorâmica (UFMT), v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/download/1326/19192484 Acesso em: 17 de mai. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EccoS – Revista Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 392
- pdf 350