Epistemicídio, ensino de ciências e a obra “quarto de despejo

diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24602

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, ensino de ciências, epistemicídio

Resumo

Este estudo aponta potencialidades didáticas para um Ensino de Ciências da Natureza antirracista, antissexista e anticapitalista, a partir da narrativa e Carolina Maria de Jesus em “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”. Trata-se de um ensaio que busca suscitar a possibilidade do desenvolvimento de projetos de Ensino de Ciências Naturais. A ausência de autores e principalmente de autoras negras evocadas no campo do Ensino de Ciências é sintomático de uma sociedade racista, assassina e suicidária. Ao que parece não foi o bastante produzir e continuar produzindo o genocídio dos povos racializados, sobretudo os povos negros e os povos originários das Américas. Aos interesses colonialistas dos países imperialistas, quando não é possível ocidentalizar, é necessário produzir, sistematicamente, o assassinato dos saberes desses povos. Aniquilar os corpos e o espírito dos povos racializados é uma estratégia do necropoder daqueles que são soberanos na sociedade capitalista. O que observamos é que o racismo e o sexismo não são patologias sociais ou desvios de comportamento individuais. São ideologias estruturantes e estruturadas, a partir da modernidade, no contexto ocidental, no modo de produção capitalista. Deste modo, a reprodução do capitalismo necessita da reprodução do racismo e do sexismo. Não há como superar radicalmente o racismo ou o sexismo sem que se supere radicalmente o capitalismo.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

 

Downloads

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas – Ufal

É Licenciado em Física (UFAL/2008), Mestre (UFAL/2010) e Doutor em Educação (UFAL/2016). Realizou estágio pós-doutoral (PPGED-UFS/2020), no campo da Sociologia da Educação. É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adjunto III, lotado no Campus Arapiraca. Atua na Pós-graduação Stricto Sensu como docente permanente no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - Polo UFAL - Linha de Pesquisa "Ensino, Currículo e Cultura") e no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL - Linha de Pesquisa "Tecnologias da Informação e Comunicação"). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). Integra a Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Tem concentrado suas pesquisas em explorar potencialidades didático-epistêmicas de saberes e produções científico-tecnológicos desenvolvidas por povos originários da América Latina, do Caribe, africanos e afrodiaspóricos

Jenner Barretto Bastos Filho , Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Tem Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Bioética da UFAL. Membro do Corpo Editorial do 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física', de 'Investigações em Ensino de Ciências', da 'Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais' e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFAL). Publicou os livros 'O que é uma Teoria Científica?' (1a. ed. 1998; 2a. ed. 1999) e 'Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica' (2005), ambos pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). Organizou em colaboração com colegas outros dois livros. Ministrou de 1997 a 2007 a disciplina 'Lógica e Crítica da Investigação Científica' no PRODEMA/UFAL. Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda. Recebeu em 2006 a 'Medalha do Mérito Universitário UFAL 45 anos'. É Membro Correspondente da Academia Paraense de Ciências.

Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Ciências Sociais pela Educamais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) . Durante a graduação atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID/CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (PIBIC/FAPEAL). Tem interesse em pesquisas sobre Ensino de Ciências e Matemática nos anos inicias; Formação de professores; Práticas didáticas de descolonização do currículo e Estudos sobre questões interseccionais de raça, gênero e classe. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas (GP-ECITALA)

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

BARTOLOMÉ DE LAS CASAS, F. O paraíso destruído: a sangrenta história da conquista da América espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores, 1996.

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. Cartografias do racismo e resistência: um breve levantamento histórico. In: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 13-19.

BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. Introdução. In: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 13-19.

BRAGA, Ana Paula Fonseca; SILVA, Ivanderson Pereira da; MEDEIROS NETO, Raimundo Alves. Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências. Revista Ensino em Debate, v. 2, p. e2024004-e2024004, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/16 Acesso em: 23 de fev. de 2024.

CORTEZ, Hernan, O Fim de Montezuma (Relatos da Conquista do México). Porto Alegre: L&PM, 1996.

DAVIS, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

DESCARTES, R. Discurso do Método. In: Coleção Os Pensadores, v. Descartes-I, 4a edição, São Paulo: Nova Cultural, 1987 [originalmente publicado em francês em 1637].

DIAS ALVES, Karina; BASTOS FILHO, Jenner Barretto, Sobre as Relações Homem-Natureza a partir da Desconstrução de Margulis de um Ponto de Vista de Popper. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n.1, p.71-101, 2012 Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID177/v7_n1_a2012.pdf Acesso em: 17 de mai. de 2022.

GOMES, Nilma Lino. Prefácio. In.: BENITE, Anna Maria Canavarro; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; AMAURO, Nicéa Quintano. (orgs). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de ciências e tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. p. 5-9.

GROSFOGUEL, Ramón. A Estrutura do Conhecimento nas Universidades Ocidentalizadas: Racismo/Sexismo Epistêmico e os quatro grandes Genocídios/Epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?format=pdf Acesso em: 23 de fev de 2024.

JESUS, Carolina Maria, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, São Paulo: Editora Ática, 10a edição, 2014.

LOSURDO, Domenico. Consciência de si, falsa consciência, autocrítica do Ocidente. In: O Patrimônio Espiritual da Europa. Lisboa: Edições Cosmos, 1999. [Publicação do Istituto Italiano per gli Studi Filosofici, Nápoles, Itália].

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. 9ª reimpressão. São Paulo: Editora n-1, 2021.

PASCAL, Blaise. Pensamentos. In Coleção Os Pensadores, v, Pascal, São Paulo: Nova Cultural, 1988.

PAZ, Leila Kely dos Santos da; MELO, Charlline Vladia Silva de; SILVA, Ivanderson Pereira da Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/as. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 79, p. 1409-1428, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30423 Acesso em: 23 de fev. de 2024.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1982.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo, São Paulo: Companhia das Letras, 1a edição, 2011.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

SANTOS, Julia Claudia dos; et al. A Questão Étnico-Racial nas Licenciaturas da Universidade Federal de Alagoas dentro da Sociedade Atual. Revista Panorâmica (UFMT), v. 34, Set/Dez, 2021, p. 86-111. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1394 Acesso em: 17 de mai. de 2022.

SILVA, Suzi Alves; SILVA, Shirley Henrique; LIMA, Elaine Cristina dos Santos. Análise da experiência do projeto “Afrobetizando na terra de Zumbi dos Palmares”. Revista Panorâmica (UFMT), v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/download/1326/19192484 Acesso em: 17 de mai. de 2022.

Downloads

Publicado

14.03.2024

Como Citar

SILVA, Ivanderson Pereira da; BASTOS FILHO , Jenner Barretto; PAZ, Leila Kely dos Santos da. Epistemicídio, ensino de ciências e a obra “quarto de despejo: diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e24602, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.24602. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24602. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 392
  • pdf 350