Jovens de periferia, estilos musicais e cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2487Palavras-chave:
jovens de periferia, estilos musicais, escolaResumo
O artigo trata dos significados da música na vida dos jovens de periferia e de como os códigos juvenis associados às vivências musicais se fazem presentes na instituição escolar. Para tanto foi feito um estudo em duas escolas da rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas. As análises apontam para a importância de se problematizar a percepção social de que esses jovens estariam restritos aos estilos musicais rap e/ou funk e, portanto, circunscritos a uma identidade delimitada por esses estilos. Apontam também que os códigos juvenis associados aos estilos musicais apresentam traços antagônicos ao sistema simbólico presente na instituição escolar. Deste modo, é preciso que se atente para as diferenças, tensões e conflitos presentes entre os jovens de periferia e a escola.Downloads
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