Jovens de periferia, estilos musicais e cotidiano escolar

Autores

  • Leila Maria Ferreira Salles Unesp
  • Fernanda Feitosa do Vale UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2487

Palavras-chave:

jovens de periferia, estilos musicais, escola

Resumo

O artigo trata dos significados da música na vida dos jovens de periferia e de como os códigos juvenis associados às vivências musicais se fazem presentes na instituição escolar. Para tanto foi feito um estudo em duas escolas da rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas. As análises apontam para a importância de se problematizar a percepção social de que esses jovens estariam restritos aos estilos musicais rap e/ou funk e, portanto, circunscritos a uma identidade delimitada por esses estilos. Apontam também que os códigos juvenis associados aos estilos musicais apresentam traços antagônicos ao sistema simbólico presente na instituição escolar. Deste modo, é preciso que se atente para as diferenças, tensões e conflitos presentes entre os jovens de periferia e a escola.

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Publicado

04.04.2011

Como Citar

FERREIRA SALLES, Leila Maria; DO VALE, Fernanda Feitosa. Jovens de periferia, estilos musicais e cotidiano escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 365–384, 2011. DOI: 10.5585/eccos.v12i2.2487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático