Música popular brasileira, indústria cultural e identidade

Autores

  • José Roberto Zan Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v3i1.249

Palavras-chave:

música popular, indústria cultural, indústria fonográfica, cultura de massa, identidade.

Resumo

Este texto contém uma abordagem panorâmica da formação da música popular brasileira relacionada com o desenvolvimento da indústria e do mercado fonográficos no país. Está presente neste trabalho uma proposta de periodização da história da nossa música popular com bjetivo de contribuir para a compreensão das diferentes formas pelas quais os elementos simbólicos relacionados com a questão da identida-dade foram traduzidos e reproduzidos por essa manifestação cultural.

Downloads

Biografia do Autor

José Roberto Zan, Unicamp

Sociólogo e professor de Sociologia da Cultura e da Arte no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.

Downloads

Publicado

08.01.2008

Como Citar

ZAN, José Roberto. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 105–122, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v3i1.249. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/249. Acesso em: 12 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Crossref
4
Scopus
0
Heitor Martins Oliveira (2016)
“No coração, minha terra, no coração do Brasil”: Tocantins, discursos identitários, canções. Orfeu, 1(1),
10.5965/2525530401012016002
Gabriel Improta França (2018)
One man band : l’instrumentiste de Rio de Janeiro à l’ère des plateformes. Cahiers d'Outre-Mer, 71(277), 165.
10.4000/com.8933
Gabriela Buonfiglio Dowling, Sara Melo (2012)
O coco de roda no quilombo. Amerika, 6,
10.4000/amerika.3164
Jóyce Oliveira Leitão (2017)
A relação entre caipiras e o processo de urbanização na música sertaneja entre as décadas de 1920 e 1980. Confins, 30,
10.4000/confins.11781
Visualizações
  • Resumo 1767
  • PDF 1167