Educação e literatura por veredas transdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26625

Palavras-chave:

educação e literatura, literatura e ciência, transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões sobre a importância do acesso à literatura como processo educador. Nessa perspectiva, aborda caminhos transdisciplinares, sobretudo com a ciência, proporcionados pelo fato de a literatura lidar fundamentalmente com o uso criativo da linguagem e, nesse sentido, possibilitar tessituras dialógicas com outras áreas do conhecimento. Como proposta argumentativa, menciona-se o exemplo da literatura como instrumento educativo sobre a ciência. Autores da literatura, da educação, da ciência e também da filosofia, como Paulo Freire, Ubiratan D´Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze e Mary Shelley, entre outros, são citados como exemplos referenciais sobre o tema. A intenção é contribuir, de alguma maneira, para a conscientização, mais do que nunca urgente, de entendermos a importância do exercício da leitura literária na formação educacional contemporânea e futura.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marcia Fusaro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pós-doutoramento em Artes (UNESP), Mestra em História da Ciência (PUC-SP). Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) e da graduação da Universidade Nove de Julho. Líder do grupo de pesquisa Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq/UNINOVE)

Referências

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 2023.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LISPECTOR, Clarice. De Corpo Inteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LUCCHESI, Marco. Domínios da insônia. São Paulo: Patuá, 2019.

LUCCHESI, Marco. Carteiro Imaterial. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cheiro de goiaba. Rio de Janeiro: Record, 2014.

PIERRO, Bruno de. Entre estrelas, políticos e artistas. Revista Pesquisa FAPESP. Ed. 307, set. 2021.

O GLOBO. 'Romeu e Julieta' é banido de escolas na Flórida por conteúdo sexual. Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/08/09/romeu-e-julieta-e-banido-de-escolas-na-florida-por-conteudo-sexual.ghtml 09/08/2023. Acesso em 01/05/2024.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: CosacNaify, 2012.

PIERRO, Bruno de. Entre estrelas, políticos e artistas. Revista Pesquisa FAPESP. Ed. 307., set. 2021.

SABATO, Ernesto. Entre o sangue e as letras. Campinas-SP: Editora Unicamp, 2015.

SARAMAGO, José. Autobiografia. Fundação José Saramago. Disponível em: https://www.josesaramago.org/biografia/20 Acesso em 23/04/2024.

SARAMAGO, José. As palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SCHENBERG, Mário. Carta a Clarice Lispector (16-05-1977). Acervo Mário Schenberg (USP). Disponível em http://acervo.if.usp.br/index.php/carta-de-mario-schenberg-a-clarice-lispector Acesso em: 02/05/2024.

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. São Paulo: Companhia das Letras, [1597] 2016.

SHELLEY, Mary. Frankenstein ou o Prometeu Moderno. São Paulo: Penguin Classics-Companhia das Letras, 2015.

TENÓRIO, Jeferson. O Avesso da Pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Publicado

2024-06-14

Como Citar

FUSARO, Marcia. Educação e literatura por veredas transdisciplinares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26625, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26625. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26625. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 69 - Educação e Literatura