Avalição: exclusão ou inclusão?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.292Palavras-chave:
avaliação, inclusão, exclusão, estratificação social.Resumo
Neste artigo recuperamos as duas concepções de avaliação que mais têm sido usadas nos diversos momentos de verificação da performance humana: a que tenta diagnosticar dificuldades, para subsidiar sua superação e, portanto, permitir a inclusão, e a que julga e, por isso, trabalha para a exclusão. Examinamos, em seguida, o comportamento dessas duas concepções nas três modalidades básicas de avaliação: na da aprendizagem, na de desempenho e na institucional. Para concluir, estabelecemos uma interessante relação entre processos de avaliação e processos de estratificação social.Downloads
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Publicado
09.01.2008
Como Citar
ROMÃO, José Eustáquio. Avalição: exclusão ou inclusão?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43–60, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i1.292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/292. Acesso em: 29 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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