Educação de Jovens e Adultos, as políticas, os sujeitos e as práticas pedagógicas: um olhar sobre a produção do campo - 2006 a 2010.

Autores

  • Regina Magna Bonifácio de Araujo Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3216

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Produção da área, Políticas, Sujeitos e Práticas da EJA.

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a produção da pesquisa no campo da EJA, utilizando um corpus composto por artigos de três periódicos de importância nacional e de trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd entre os anos de 2006-2010. Com base em trabalhos e levantamentos anteriores, procura, a partir de três categorias - políticas públicas para EJA, sujeitos e sua formação, práticas pedagógicas –, proceder a um balanço da produção, para identificar o que se tem ampliado, em matéria de temática, num campo de estudos em construção. De igual maneira, o trabalho pretende indicar para onde se direciona o campo e quais as temáticas ainda não contempladas na pesquisa sobre a EJA, assim como onde se concentra, em nível regional, a produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifácio de Araujo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora substituta de Fundamentos da Educação, Política e Gestão da Educação, Organização do Trabalho Escolar na UFOP. Foi professora de Didática e Prática de Ensino em outras IES, Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Metodista, IPA-RS e diretora da Educação Básica em colégios da Rede Metodista de Educação em Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Gestão de Unidades Educativas. Na docência atua principalmente com os seguintes temas: formação de professores - educação infantil - projeto pedagógico - avaliação da aprendizagem - socialização e alfabetização econômica.

Downloads

Publicado

06.03.2012

Como Citar

BONIFÁCIO DE ARAUJO, Regina Magna; LIMA JARDILINO, José Rubens. Educação de Jovens e Adultos, as políticas, os sujeitos e as práticas pedagógicas: um olhar sobre a produção do campo - 2006 a 2010. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 59–76, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3216. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3216. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos