A reflexão estética como o ponto de partida para o entendimento da importância da arte na escola
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3445Palavras-chave:
Marxismo. Humanizar. Emancipar. Classe trabalhadora. Arte.Resumo
A dimensão estética da vida humana não ocupou centralidade na obra de Karl Marx e Friederich Engels, mas a partir dos pressupostos ontológicos, gnosiológicos e axiológicos das obras torna-se possível encontrar reflexões que relacionem a arte na sociedade capitalista. Para este trabalho parte-se da concepção de que o marxismo integra a estética ao homem e com isso torna possível tratar de uma nova sociedade. Assim, a escola passa a ser o espaço privilegiado para “este novo homem”, como ambiente (escola pública) em que a classes dos trabalhadores possui a oportunidade de apropriar-se dos conhecimentos construídos historicamente, como instrumento de transformação social, emancipação dos imperativos capitalistas que subjugam as classes desfavorecidas.O problema principal deste trabalho verifica-se na arte como dimensão da sociedade caracterizada como privilégio da classe dominante. Por meio da filosofia da arte, da estética marxista propriamente dita, torna-se possível tratar do problema arte, sociedade e escola .Downloads
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Publicado
11.12.2014
Como Citar
PINHEIRO, Meline Lopes. A reflexão estética como o ponto de partida para o entendimento da importância da arte na escola. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 95–110, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.3445. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3445. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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