O auto do Bumba-meu-boi do Maranhão e a Lei n. 11.645/2008: contribuições didáticas

Autores

  • Denise Maria Soares Lima Católica
  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3492

Palavras-chave:

Lei 11.645/2008. Bumba-meu-boi. Ensino de Arte. Contribuições didáticas.

Resumo

O artigo tem como objetivo geral fornecer contribuições didáticas para os professores arte-educadores, do ensino fundamental, tendo como pano de fundo a orientação da Lei Federal n. 11.645/2008, que trata do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. De maneira específica pretende-se: (1) contextualizar a legislação; (2) demonstrar a contribuição, participação e história dos modos de ser, viver e pensar da cultura negra maranhense expressa nas manifestações populares, tais como Bumba-meu-boi; (3) fornecer aportes para fortalecer a atividade docente, possibilitando um redirecionamento positivo nas relações étnico-raciais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, desenvolvida nas comunidades maranhenses. Didaticamente, o artigo está organizado em quatro fases: (a) introdução; (b) legislação que traz aspectos normativos e as características a respeito da Lei 10.639/2003; (c) o histórico do Bumba-meu-boi, a relação existente entre as expressões culturais, o ensino de arte-educação e sua aplicação didática e (d) considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Soares Lima, Católica

Graduada em Licenciatura em Letras (1994) e em Direito (2001) pelo Centro Universitário de Brasília; especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Brasília e em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde desenvolve projetos para Educação Antirracista em salas de aula, e advogada, inscrita no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil seção do Distrito Federal. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília e pesquisadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da mesma Universidade.

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente é professor do Centro de Ensino Atenas Maranhense Ltda - FAMA, professor - Secretaria municipal de Educação de São Luís e professor - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Membro do conselho fiscal da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Maranhão. Pesquisador do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros)

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

LIMA, Denise Maria Soares; SILVA FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis. O auto do Bumba-meu-boi do Maranhão e a Lei n. 11.645/2008: contribuições didáticas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 113–128, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3492. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3492. Acesso em: 27 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte