Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico

Autores

  • Francisco Caloia Hombo Alfredo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP
  • Jussara Cristina Barboza Tortella Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3511

Palavras-chave:

Formação de professores. Perfil do professor. Educação básica

Resumo

O texto resulta da pesquisa, apoiada pela CAPES, sobre a avaliação da aprendizagem para formar professores para o ensino básico em Angola na reforma do sistema educativo de 2004. Em abordagem mista, analisou documentos, observações de aula, entrevistas e questionários dirigidos a formadores e formandos. Neste artigo, de carácter teórico, analisa-se o contexto, pressupostos definidores da formação de professores e o perfil do professor formador e formando, tendo como base documentos oficiais utilizados na reforma, articulados ao referencial utilizado. Conclui-se que a formação de professores não se distanciada do contexto sócio-cultural em que ela ocorre. A prática educativa pode refletir a educação e formação que se pretende. Embora a formação de professores evidencie aspectos técnicos em seu processo, ela não se afasta da dimensão política e considera-se fundamental entender e valorizar os vários saberes, sem deixar de garantir uma formação de alto nível.

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Biografia do Autor

Francisco Caloia Hombo Alfredo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP

Mestrando em Educação; Pós-graduado em Docência Superior. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - PUCCAMPINAS

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Profª Dra. em Educação pela UNICAMP Docente do Programa de Pós-graduação strito senso em Educação. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

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Publicado

28.05.2014

Como Citar

ALFREDO, Francisco Caloia Hombo; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 125–142, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3511. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos