Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico

Auteurs

  • Francisco Caloia Hombo Alfredo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP
  • Jussara Cristina Barboza Tortella Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3511

Mots-clés :

Formação de professores. Perfil do professor. Educação básica

Résumé

O texto resulta da pesquisa, apoiada pela CAPES, sobre a avaliação da aprendizagem para formar professores para o ensino básico em Angola na reforma do sistema educativo de 2004. Em abordagem mista, analisou documentos, observações de aula, entrevistas e questionários dirigidos a formadores e formandos. Neste artigo, de carácter teórico, analisa-se o contexto, pressupostos definidores da formação de professores e o perfil do professor formador e formando, tendo como base documentos oficiais utilizados na reforma, articulados ao referencial utilizado. Conclui-se que a formação de professores não se distanciada do contexto sócio-cultural em que ela ocorre. A prática educativa pode refletir a educação e formação que se pretende. Embora a formação de professores evidencie aspectos técnicos em seu processo, ela não se afasta da dimensão política e considera-se fundamental entender e valorizar os vários saberes, sem deixar de garantir uma formação de alto nível.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Francisco Caloia Hombo Alfredo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP

Mestrando em Educação; Pós-graduado em Docência Superior. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - PUCCAMPINAS

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Profª Dra. em Educação pela UNICAMP Docente do Programa de Pós-graduação strito senso em Educação. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Téléchargements

Publiée

2014-05-28

Comment citer

ALFREDO, Francisco Caloia Hombo; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 125–142, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3511. Acesso em: 26 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos