Teatro na formação do educador da infância: experiências e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3523Palavras-chave:
Teatro, Criação Poética, Formação do Educador da Infância.Resumo
Apresentamos, neste texto, aspectos de uma prática de formação docente realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, parte de uma pesquisa de doutorado. Esta pesquisa configurou-se como uma investigação-formação, por englobar a realização concomitante de ações formativas e a investigação dessas ações. Os aspectos aqui abordados referem-se às experiências de aproximação das estudantes, futuras educadoras da infância, com elementos da linguagem teatral. As atividades teatrais vivenciadas possibilitaram o encontro destas futuras educadoras com o devaneio e o pensamento criativo próprio da poesia. Todo o processo foi gravado em áudio e vídeo. A partir da observação e análise das atividades teatrais, discutimos a importância da experiência criativa como constitutiva do incessante processo de tornar-se educador. Estudos produzidos sobre linguagem teatral e sobre arte e educação orientaram essas reflexões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11.12.2014
Como Citar
CINTRA, Simone Cristiane Silveira; ALBANO, Ana Angélica. Teatro na formação do educador da infância: experiências e possibilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 111–124, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.3523. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3523. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 238
- PDF 206