Teatro na formação do educador da infância: experiências e possibilidades

Simone Cristiane Silveira Cintra, Ana Angélica Albano

Resumo


Apresentamos, neste texto, aspectos de uma prática de formação docente realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, parte de uma pesquisa de doutorado. Esta pesquisa configurou-se como uma investigação-formação, por englobar a realização concomitante de ações formativas e a investigação dessas ações. Os aspectos aqui abordados referem-se às experiências de aproximação das estudantes, futuras educadoras da infância, com elementos da linguagem teatral. As atividades teatrais vivenciadas possibilitaram o encontro destas futuras educadoras com o devaneio e o pensamento criativo próprio da poesia. Todo o processo foi gravado em áudio e vídeo. A partir da observação e análise das atividades teatrais, discutimos a importância da experiência criativa como constitutiva do incessante processo de tornar-se educador. Estudos produzidos sobre linguagem teatral e sobre arte e educação orientaram essas reflexões.

Palavras-chave


Teatro; Criação Poética; Formação do Educador da Infância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3523

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



EccoS – Revista Científica

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br

EccoS – Revista Científica ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional