Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer

Autores

  • Clenio Lago UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3596

Palavras-chave:

Experiência, Estética, Formação, Gadamer.

Resumo

Este artigo aborda a articulação entre experiência estética e formação a partir a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica, percurso que possibilitou maior compreensão do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como ser-aí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades, sem cair no monismo metodológico e nem no puro relativismo. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung em meio aos desafios da ruptura da metafísica. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clenio Lago, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela UNIFRA/RS; Mestre em Educação pela UFSM; Doutor em Educação pela PUCRS. Professor de Filosofia e Filosofia da Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professor do Mestrado em Educação da UNOESC. Autor do livro Locke e a Educação; Organizador do livro: Leituras sobre Nietzsche e a educação, em parceria com o prof. Altair Alberto Fávero da UPF.

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

LAGO, Clenio. Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 17–30, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3596. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3596. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte