Políticas educacionais para a educação indígena: um estudo de caso de crianças indígenas kaingang em uma escola do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil

Autores

  • Lylian Mares Cândido Gonçalves Centro Universitário Univates
  • Luís Fernando da Silva Laroque Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.3602

Palavras-chave:

Crianças Kaingang, Educação Indígena, Escola não indígena.

Resumo

Os Kaingang são povos de Língua Jê e na atualidade ocupam territórios localizados no oeste paulista, centro-norte e oeste paranaense, oeste catarinense e centro-norte do Rio Grande do Sul. Este estudo considerando uma comunidade Kaingang do Rio Grande do Sul, Terra Indígena Foxá, localizada no Vale do Taquari, investiga o processo de condução de crianças indígenas Kaingang para receberem escolarização em uma escola não indígena, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira. O estudo utilizou-se da legislação sobre políticas educacionais para educação indígena e recorreu a fontes documentais e bibliográficas. Como referenciais teórico-metodológicos ancorou-se em aportes da educação, da história e da antropologia, bem como em entrevistas com a comunidade escolar que fez parte da pesquisa composta de crianças indígenas Kaingang, crianças não indígenas, pais e mães indígenas Kaingang, mães não indígenas, professores, funcionários e gestores da Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lylian Mares Cândido Gonçalves, Centro Universitário Univates

Licenciada em Letras e Pós-Graduada Lato Sensu em Supervisão e Gestão Escolar. Pesquisadora e Professora.

Luís Fernando da Silva Laroque, Centro Universitário Univates

Professor doutor em História. Professor do Curso de História e do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento/Univates.

Downloads

Publicado

09.06.2015

Como Citar

CÂNDIDO GONÇALVES, Lylian Mares; DA SILVA LAROQUE, Luís Fernando. Políticas educacionais para a educação indígena: um estudo de caso de crianças indígenas kaingang em uma escola do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 163–179, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.3602. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3602. Acesso em: 18 set. 2024.