A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares

Autores

  • Daniele Rorato Sagrillo
  • Clarice Zientarski UFSM
  • Sueli Menezes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3649

Palavras-chave:

Descentralização, Participação, Gestão escolar

Resumo

Neste trabalho analisa-se como a escola conduz o processo de criação e sustentação de um espaço favorável à descentralização de poder e à participação plena da comunidade escolar no processo de gestão, buscando as interfaces presentes entre as políticas educacionais em nível macro e a sua efetivação nas práticas escolares. Utilizam-se como fonte de análise o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e entrevistas com dez professores da Rede Pública Municipal/RS. No estudo indicamos que a temática em discussão é tratada como concessão e não como direito, impossibilitando a comunidade de fazer valer suas ideias e definir os rumos da gestão. Demonstramos um posicionamento distanciado de uma proposta coletiva e descentralizada de trabalho, considerando sua divisão entre uma equipe que “pensa” e o conjunto que executa. Isso reforça a necessidade da construção de um trabalho coletivo, crítico e contextualizado no enfrentamento de mudanças substanciais da organização escolar.

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Biografia do Autor

Daniele Rorato Sagrillo

Doutoranda em Educação UFSM/ Professora da Rede Pública- Participante do Grupo de Pesquisa GEPGE/UFSM

Clarice Zientarski, UFSM

Drofessora de educação Básica- Mestre em Educação- Doutoranda em Educação

Sueli Menezes Pereira

Doutora em Educação Professora Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPGE/ UFSM

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Publicado

03.12.2012

Como Citar

SAGRILLO, Daniele Rorato; ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Sueli Menezes. A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 63–80, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3649. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3649. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar