A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3649Palavras-chave:
Descentralização, Participação, Gestão escolarResumo
Neste trabalho analisa-se como a escola conduz o processo de criação e sustentação de um espaço favorável à descentralização de poder e à participação plena da comunidade escolar no processo de gestão, buscando as interfaces presentes entre as políticas educacionais em nível macro e a sua efetivação nas práticas escolares. Utilizam-se como fonte de análise o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e entrevistas com dez professores da Rede Pública Municipal/RS. No estudo indicamos que a temática em discussão é tratada como concessão e não como direito, impossibilitando a comunidade de fazer valer suas ideias e definir os rumos da gestão. Demonstramos um posicionamento distanciado de uma proposta coletiva e descentralizada de trabalho, considerando sua divisão entre uma equipe que “pensa” e o conjunto que executa. Isso reforça a necessidade da construção de um trabalho coletivo, crítico e contextualizado no enfrentamento de mudanças substanciais da organização escolar.Downloads
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