n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar

Eccos N. 29
(set./dez. 2012)
Publicado: 13.12.2012

Editorial

  • Políticas educacionais e o cotidiano escolar.

    Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino
    11-17
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3887

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar

  • Política de integração curricular das TIC em Portugal

    Elisabete Cruz, Fernando Albuquerque Costa, Sandra Fradão
    21-34
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3671
  • Estado e política educacional: o receituário do liberalismo social-democrata

    Roberto Antonio Deitos, Angela Mara de Barros Lara
    35-62
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3682
  • A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares

    Daniele Rorato Sagrillo, Clarice Zientarski, Sueli Menezes Pereira
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3649
  • A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes

    Mônica Piccione Gomes Rios, Adolfo Ignacio Calderón, Klinger Luiz de Oliveira Sousa
    81-96
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3681
  • A educação infantil: reflexões a partir do tema do financiamento e conveniamento em periódicos nacionais

    Liliane Ribeiro de Mello, Regiane Helena Bertagna
    97-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3614
  • Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil

    Mariluce Bittar, Claudia Mara Stapani Ruas
    115-133
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3736
  • Educação, regulação e políticas educacionais: o contexto paulista

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo
    135-150
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3776

Artigos

  • Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil

    Celia Maria Haas, Regina Magna Bonifacio de Araujo
    153-189
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3002
  • Juventude e movimento estudantil: o trabalho precário dos estudantes – bolsistas da UFES

    Maíra Poleto Carneiro, Ricardo Roberto Behr
    171-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3405
  • História da implantação da Escola de Porto Britânia no contexto da colonização do oeste paranaense (1938-1958)

    Rodrigo Pinto Andrade, Cézar De Alencar Arnault de Toledo
    199-217
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3442
  • Firmino Costa: um intelectual da República e o propósito educativo (1907 – 1937)

    Juliana Cesário Hamdan
    219-235
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3380
  • A escolarização secundária e a ordem oligárquica em Pernambuco nas primeiras décadas da República Brasileira

    Ricardo José Lima Bezerra
    237-249
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3406

Resenhas

  • Marxismo e crítica literária, de Terry Eagleton

    Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul Pinto
    253-256
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3758
  • A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais, de Ronaldo Marcos de Lima Araujo; Doriedson do Socorro Rodrigues (Org.)

    Jaqueline do Nascimento Rodrigues
    257-259
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3756
  • ONGs e políticas neoliberais no Brasil, de Joana A. Coutinho

    Ilse Gomes Silva
    260-262
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3843