A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Klinger Luiz de Oliveira Sousa Universidade Mogi Das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3681

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Educação Superior. Sinaes.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios da educação superior brasileira, no que tange ao currículo e às atuais políticas públicas de avaliação, contextualizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta análise, foram priorizados três aspectos considerados pertinentes: o lugar dos rankings nas políticas educacionais de Educação Superior de Estado Brasileiro, o Sinaes como política pública na perspectiva de identificar o seu caráter público e inferir acerca do seu potencial em transformar o currículo das universidades e, finalmente, a meta-avaliação de docentes no ensino superior, considerando as atuais políticas públicas de avaliação da educação superior, por meio de um processo de autoavaliação articulado aos instrumentos da avaliação externa integrantes do Sinaes.

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Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Fláquer (1982), graduação em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), especialização em Avaliação à Distância pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC no Programa de Mestrado em Educação e das Licenciaturas, coordenadora pedagógica do campus de Joaçaba da UNOESC e assessora pedagógica da área de Ciências Humanas e Sociais do campus de Joaçaba da UNOESC. Presta assessoria para membro do GT de avaliação do Programa UCA do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, currículo, avaliação, ensino/aprendizagem, formação de educadores e projetos interdisciplinares.

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Klinger Luiz de Oliveira Sousa, Universidade Mogi Das Cruzes

Docente do Programa de Mestrado em Política Públicas da Universidade Mogi Das Cruzes

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Publicado

03.12.2012

Como Citar

RIOS, Mônica Piccione Gomes; CALDERÓN, Adolfo Ignacio; DE OLIVEIRA SOUSA, Klinger Luiz. A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 81–96, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3681. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3681. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar
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