A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3681Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Educação Superior. Sinaes.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios da educação superior brasileira, no que tange ao currículo e às atuais políticas públicas de avaliação, contextualizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta análise, foram priorizados três aspectos considerados pertinentes: o lugar dos rankings nas políticas educacionais de Educação Superior de Estado Brasileiro, o Sinaes como política pública na perspectiva de identificar o seu caráter público e inferir acerca do seu potencial em transformar o currículo das universidades e, finalmente, a meta-avaliação de docentes no ensino superior, considerando as atuais políticas públicas de avaliação da educação superior, por meio de um processo de autoavaliação articulado aos instrumentos da avaliação externa integrantes do Sinaes.Downloads
Downloads
Publicado
03.12.2012
Como Citar
RIOS, Mônica Piccione Gomes; CALDERÓN, Adolfo Ignacio; DE OLIVEIRA SOUSA, Klinger Luiz. A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 81–96, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3681. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3681. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Visualizações
- Resumo 379
- PDF 254