A reforma do ensino médio e as reformas empresariais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23197

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, base nacional comum curricular, reformadores empresariais, reforma do ensino, política educacional

Resumo

Este trabalho que analisa as reformas educacionais desencadeadas a partir de 2016 no Brasil.  Discute a estratégia do setor empresarial e sua atuação na construção dos consensos em torno de sua agenda, com destaque para o Movimento pela Base e de como o tema da BNCC ganha centralidade no projeto da reforma educacional. Analisa o contexto da promulgação da Reforma do Ensino Médio, adotando o pressuposto de que a Lei 13.415/2017 foi uma lei ampla de reforma do ensino no país. Ao introduzir a BNCC, a Reforma do Ensino Médio disparou uma ampla reforma na Educação Básica, consolidando o projeto empresarial centrado nos testes globais, nas avaliações padronizadas, na responsabilização escolar e docente, como também, na flexibilização do currículo, o que se deu com a introdução dos itinerários formativos no Ensino Médio. A flexibilização curricular amplia as possibilidades de privatização do ensino com as parcerias publico-privadas e para a educação à distância. A reforma atingiu o Educação Superior, sobretudo com a promulgação da BNC – formação alinhada às matrizes da BNCC. Por fim, o artigo apresenta, de forma breve, algumas das lutas e resistências recentes dos educadores e dos movimentos sociais a esse projeto amplo de reforma empresarial da educação.

 

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Biografia do Autor

Evaldo Piolli, UNICAMP

Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP e do PPGE UNICAMP

Mauro Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Mestre em Educação Escolar (FCL-UNESP)
Doutor em Educação (FE-UNICAMP).
Professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Hortolândia

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Publicado

08.11.2022

Como Citar

PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do ensino médio e as reformas empresariais na educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e23197, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.23197. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23197. Acesso em: 17 abr. 2024.