Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3002Palavras-chave:
Projeto pedagógico. Políticas públicas de educação. Pedagogia. Formação de professores.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos Projetos Pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº. 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo fundamentalmente dos propositores.Downloads
Downloads
Publicado
03.12.2012
Como Citar
HAAS, Celia Maria; DE ARAUJO, Regina Magna Bonifacio. Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 153–189, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3002. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3002. Acesso em: 22 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 430
- PDF 712