Educação, regulação e políticas educacionais: o contexto paulista

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo
  • Miguel Henrique Russo Uninove, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3776

Palavras-chave:

Política educacional. São Paulo. regulação. educação.

Resumo

Os processos de regulação da educação tem sido tema dos mais relevantes no contexto do debate educacional. Este texto problematiza esse processo no contexto da educação paulista, tendo como referência maior o denominado programa São Paulo faz escola e sua proposta de reforma curricular. Implementado a partir de 2007, no contexto do governo de José Serra, esse programa tem se caracterizado por uma série de ações com consequências importantes para o trabalho dos profissionais da educação paulista. Nosso objetivo nesse texto é apresentar brevemente o contexto que tem permeado as políticas educacionais em São Paulo, os fundamentos do programa São Paulo faz escola e, com base em pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa em Políticas e Gestão Educacional, os impactos iniciais produzidos por essas políticas no contexto de sua implementação.

Downloads

Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Dducação e trabalho; Sociologia da educação e Política Educacional.

Miguel Henrique Russo, Uninove, São Paulo

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação e do Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Uninove.

Downloads

Publicado

03.12.2012

Como Citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; RUSSO, Miguel Henrique. Educação, regulação e políticas educacionais: o contexto paulista. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 135–150, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3776. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3776. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar
Visualizações
  • Resumo 371
  • PDF 210