A escolarização secundária e a ordem oligárquica em Pernambuco nas primeiras décadas da República Brasileira

Autores

  • Ricardo José Lima Bezerra PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3406

Palavras-chave:

Ensino Secundário Público, História da Educação de Pernambuco, História da Educação Pública Brasileira

Resumo

Ao longo deste texto, apresentamos algumas características do ensino médio público em Pernambuco durante o período da Primeira Republica, entre 1889 e 1930. Nesta época, este nível de ensino era denominado de secundário, por situar-se entre o nível da escolarização primária e o chamado terceiro grau, a educação superior. Sua característica fundamental era ser seletivo e propedêutico, elevando somente a educação superior e à formação profissional somente os mais “competentes” e aptos. Em Pernambuco, em especial, a educação secundária tinha ainda um forte componente classista, pois servia, de acordo com a pesquisa documental e bibliográfica empreendida, a reforçar, reproduzir e perpetuar o modelo de sociedade aristocrática dominada por uma oligarquia política e econômica oriunda da indústria canavieira, que submetia os demais setores da sociedade, fazendo uso da escolarização secundária pública instrumento desta dominação.

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Biografia do Autor

Ricardo José Lima Bezerra, PUC-SP

Mestre em História pela UFPE. Doutorando em Educação pela PUC -SP. Professor Universitário na UPE e AESGA

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Publicado

03.12.2012

Como Citar

BEZERRA, Ricardo José Lima. A escolarização secundária e a ordem oligárquica em Pernambuco nas primeiras décadas da República Brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 237–249, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3406. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3406. Acesso em: 2 maio. 2025.
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