Estado e política educacional: o receituário do liberalismo social-democrata

Autores

  • Roberto Antonio Deitos Unioeste Cascavel – PR
  • Angela Mara de Barros Lara UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3682

Palavras-chave:

Estado e política educacional. Liberalismo social-democrata

Resumo

Examinamos, neste artigo, algumas proposituras contidas nos receituários do liberalismo social-democrata no campo das tendências para a política educacional, com especial destaque para as proposituras no campo da política educacional brasileira. O foco de análise recai sobre as proposituras empreendidas para justificar ideológica e economicamente as reformas educacionais que ganharam corpo a partir da década de 1990 e foram sendo implementadas com o aval gerencial e político-coercitivo de vários Organismos Internacionais, com destaque, para o caso da América Latina, o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial, como agências proeminentes do processo de globalização do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Antonio Deitos, Unioeste Cascavel – PR

P

Angela Mara de Barros Lara, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Downloads

Publicado

03.12.2012

Como Citar

DEITOS, Roberto Antonio; LARA, Angela Mara de Barros. Estado e política educacional: o receituário do liberalismo social-democrata. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 35–62, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3682. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3682. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar