Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil

Autores

  • Mariluce Bittar Universidade Católica Dom Bosco
  • Claudia Mara Stapani Ruas Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3736

Palavras-chave:

Educação superior. Setor privado mercantil. Formação dos oligopólios

Resumo

Neste artigo analisa-se a expansão da educação superior no Brasil, em especial o setor privado mercantil, no sentido de compreender os motivos que levaram à formação de grandes oligopólios. Investigou-se tais conglomerados e como a nova burguesia de serviços educacionais impulsiona os investimentos maciços no setor formando os oligopólios, constituídos pela ampliação, compra/fusão das Instituições de Educação Superior (IES) privadas e pela abertura de capitais dessas empresas nas bolsas de valores. Para dar suporte a tais analises foi utilizada a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses, revistas especializadas e jornais diários de circulação nacional. Os resultados mostram que os oligopólios estão contribuindo para a transformação da educação superior em mercadoria e os estudantes em "clientes-consumidores", pois eu objetivo é a obtenção do lucro. Conclui-se que essa conjuntura expressa a lacuna deixada pelo Estado brasileiro nas políticas públicas, de caráter social, entre elas a educação, que possibilitou a hegemonia da iniciativa privada mercantil na educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluce Bittar, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Serviço Social - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/FUCMT/1981; Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP/1987 e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar/1999. É professora da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, desde fevereiro de 1987 e, desde 1999, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da mesma Universidade. Sua produção científica está vinculada principalmente à área das políticas públicas em educação, com ênfase nas políticas de educação superior; desenvolve e coordena projetos nessa área, desde 1999.

Claudia Mara Stapani Ruas, Universidade Católica Dom Bosco

Professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Downloads

Publicado

03.12.2012

Como Citar

BITTAR, Mariluce; RUAS, Claudia Mara Stapani. Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 115–133, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3736. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3736. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar