As professoras primárias da Guanabara de Lacerda: a construção do tipo antropológico

Autores

  • Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.491

Palavras-chave:

Educação. Guanabara. Professora primária. Tipo antropológico.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a representação das professoras primárias do Estado da Guanabara, adotando como referência a análise do que Cornelius Castoriadis denominou de “o tipo antropológico”, durante o primeiro governo de Lacerda. Discute-se, ainda, como essas professoras foram profundamente marcadas por essa gestão.

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Biografia do Autor

Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro

Mestra em Educação – UERJ; Professora – Universidade Cândido Mendes e Universidade Estácio de Sá e da Rede ofi cial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ

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Publicado

11.02.2008

Como Citar

COUTINHO, Maria Angélica da Gama Cabral. As professoras primárias da Guanabara de Lacerda: a construção do tipo antropológico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 135–156, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.491. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/491. Acesso em: 20 set. 2024.