Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação

Autores

  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota Universidade Federal do Piauí
  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7357

Palavras-chave:

Formação Humana. Filosofia da Educação. Filosofia.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar um possível percurso para o estudo da formação humana no âmbito da filosofia da educação e, também, oferecer um preâmbulo sobre nossa versão de filosofia da educação deleuziana. O estudo se baseia em referenciais teóricos como: Jaeger (1995), Chauí (2002), Paviani (2003), Pagni e Silva (2007), Gallo (2007; 2008), Deleuze e Guattari (2010), dentre outros. Inicialmente, privilegiamos as relações entre a Filosofia e a Educação na antiguidade (Paidéia) e modernidade (Bildung), enfatizando as ideias filosóficas mais influentes para a educação. Na contemporaneidade, destacamos alguns dos mais expressivos aportes teóricos constituintes do cenário filosófico educacional brasileiro: Dewey, Adorno e Deleuze. Finalmente, o artigo evidencia que a Geofilosofia da Educação conecta rizomaticamente os territórios filosóficos e educacionais sem incorrer na reprodução linear da história da filosofia ou da educação, mas buscando plataformas para a criação de novos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Universidade Federal do Piauí

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Professora Adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação - UFPI.

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Professor Associado no Departamento de Fundamentos da Educação - UFPI.

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

MOTA, Fernanda Antônia Barbosa da; SILVA, Heraldo Aparecido. Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 53–68, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7357. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7357. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação