O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração

Autores

  • Suelaynne Lima da Paz Universidade Estadual de Goiás
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7894

Palavras-chave:

Magistério Superior. Políticas de Educação Superior. Trabalho Docente.

Resumo

O trabalho analisa os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente que vem se concretizando no campo universitário, tendo a Universidade Federal Goiás (UFG) como objeto de estudo. Objetiva-se discutir os embates do trabalho docente frente ás políticas públicas de educação superior a partir de 1990, especificamente as políticas de expansão e de regulação do trabalho docente no magistério superior. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, sendo esta última efetivada por meio de entrevistas com gestores acadêmicos e pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas de conhecimento da UFG. A pesquisa evidencia, dentre outros aspectos, que os processos de flexibilização, intensificação e precarização estão presentes na produção do trabalho acadêmico da instituição, corroborando certo alinhamento às demandas econômico-produtivas. O fato inexorável é que estão ocorrendo alterações na natureza e no caráter do trabalho docente, decorrentes, em grande parte, de demandas externas, o que tem ampliado a heteronomia na produção, organização, gestão e finalidades da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelaynne Lima da Paz, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

31.08.2018

Como Citar

DA PAZ, Suelaynne Lima; OLIVEIRA, João Ferreira de. O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 109–130, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7894. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos