Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7947Palavras-chave:
Avaliação. Mapeamento. Pós-Graduação Stricto Sensu.Resumo
Assim como os demais níveis de ensino, a pós-graduação stricto sensu no Brasil tem passado por um processo de significativa expansão e, com isso, ampliam-se os estudos e debates acerca da temática, especialmente no que tange ao seu processo de avaliação. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o debate acerca da avaliação da pós-graduação, a partir do mapeamento da produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos qualificados, no período de 1999 a 2017. Além de mapear o tema, o presente trabalho busca trazer as principais discussões presentes nesse tipo de produção. O estudo realizado acerca da produção sobre avaliação da pós-graduação permite afirmar que não existe consenso no debate, sendo que as opiniões sobre a sistemática de avaliação divergem, muito embora se verifique a ênfase para a produção intelectual em seus diversos aspectos. Nesse sentido, ‘o campo’, apesar das disputas e dissensos, ainda tem referenciado a performatividade como estratégia de viabilização da qualidade da pós-graduação brasileira.Downloads
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Publicado
31.08.2018
Como Citar
MAGALHÃES, Ana Maria da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 131–148, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7947. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7947. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos