Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo

Autores

  • Ana Maria da Silva Magalhães Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7947

Palavras-chave:

Avaliação. Mapeamento. Pós-Graduação Stricto Sensu.

Resumo

Assim como os demais níveis de ensino, a pós-graduação stricto sensu no Brasil tem passado por um processo de significativa expansão e, com isso, ampliam-se os estudos e debates acerca da temática, especialmente no que tange ao seu processo de avaliação. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o debate acerca da avaliação da pós-graduação, a partir do mapeamento da produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos qualificados, no período de 1999 a 2017. Além de mapear o tema, o presente trabalho busca trazer as principais discussões presentes nesse tipo de produção. O estudo realizado acerca da produção sobre avaliação da pós-graduação permite afirmar que não existe consenso no debate, sendo que as opiniões sobre a sistemática de avaliação divergem, muito embora se verifique a ênfase para a produção intelectual em seus diversos aspectos. Nesse sentido, ‘o campo’, apesar das disputas e dissensos, ainda tem referenciado a performatividade como estratégia de viabilização da qualidade da pós-graduação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria da Silva Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
da Grande Dourados,

Downloads

Publicado

31.08.2018

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Maria da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 131–148, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7947. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7947. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos