Indicadores de altas habilidades/superdotação em aluno com síndrome de asperger: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8334

Palavras-chave:

Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação, Síndrome de Asperger, Dupla Excepcionalidade, Identificação.

Resumo

Pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação são público-alvo da Educação Especial, respaldadas pela legislação brasileira. Essas pessoas necessitam de atendimento complementar e suplementar para desenvolverem suas potencialidades, inclusive as que possuem dupla excepcionalidade, ou seja, altas habilidades/superdotação, associada a outra especificidade. O objetivo geral da pesquisa foi o de verificar indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em um aluno diagnosticado com Síndrome de Asperger; como objetivo específico, verificou se a professora de Arte do aluno, seu responsável (pai) e o próprio aluno reconheciam seus potenciais artísticos. A pesquisa caracterizou-se como Estudo de Caso, utilizando-se de três instrumentos para identificação de tais indicadores. As respostas obtidas com a aplicação dos instrumentos aos três participantes foram convergentes na indicação de altas habilidades/superdotação.

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Biografia do Autor

Sarah Carolina Furucho Silva, Universidade Federal de Sâo Carlos

Graduada em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos)

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2012)

Professor Adjunto III da Universidade Federal de São Carlos , Brasil

 

Professora Adjunto 3. Departamento de Psicologia

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Publicado

08.01.2020

Como Citar

SILVA, Sarah Carolina Furucho; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Indicadores de altas habilidades/superdotação em aluno com síndrome de asperger: um estudo de caso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e8334, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n51.8334. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8334. Acesso em: 20 set. 2024.