Teoria do Ensino Desenvolvimental e a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8832

Palavras-chave:

Davýdov, Ensino de Matemática, Organização do ensino, Pensamento teórico, Teoria do Ensino Desenvolvimental

Resumo

No presente artigo é apresentada a trajetória de investigação de doutorado que teve como objeto a organização do ensino da Matemática. A questão eixo de nossa investigação traduziu-se em: quais as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As discussões fundamentam-se na Teoria do Ensino Desenvolvimental, que embasa o desenvolvimento de um experimento didático, com a proposição de uma tarefa de estudo, e a análise dos seus resultados. A análise do experimento delineia o percurso formativo das capacidades de análise, planejamento e reflexão, componentes do pensamento teórico. Constatou-se, na análise do experimento, que o pensamento em nível teórico pode ser engendrado por meio da tarefa de estudo, quando as ações contemplem os movimentos do pensamento de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselma Cecilia Serconek, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professora no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universiade Estadual de Maringá (UEM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino - GEPAE.

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professora Associada no Departamento de Teoria e Prática da Educação e no Programa de Pós -Graduação em Educação na Universiade Estadual de Maringá (UEM).

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino - GEPAE.

Referências

DAVÍDOV, Vasily Vassilyevich; MÁRKOVA, Aelita. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: SHUARE, Marta. (Comp.) La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS - Antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987.

DAVÍDOV, Vasily Vassilyevich. La enseãnza escolar y el desarrollo psiquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DAVÍDOV, Vasily Vassilyevich; SLOBÓDCHIKOV, Víctor Ivanovitch. La enseñanza que desarrolla en la escuela del desarrollo. In: LIJMETS, J. L. La educación y la enseñanza: una mirada al futuro. Moscú: Progreso, 1991, p. 118-144.

DAVÍDOV, Vasily Vassilyevich. O que é a atividade de estudo. 9. При наличии диска CD-ROM с записями Каталога и текстов статей о развивающем обучении, пользователь защищен от утраты интересующей его информации. Номер статьи по Каталогу: Ст. 158. Revista Escola Inicial, nº7, ano 1999. Tradução: Ermelinda Prestes.

DAVÝDOV, Vasily Vassilyevich. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Pueblo y Educación, 1982.

ILIENKOV. Évald Vasílievich. The dialectics of the abstract and the concrete in Marx’s Capital. Moscow: Progress Publishers, 1982. Disponível em: <https://www.marxists.org/archive/ilyenkov/works/abstract/index.htm>.

ILYENKOV. Évald Vasílievich. Our schools must teach how to think. Journal of Russian and East European Psychology, vol. 45, no. 4, July–August 2007, pp. 9–49. Tradução em inglês do texto russo “Shkola dolzhna uchit’ myslit’!” in E.V. Ilyenkov, Shkola dolzhna uchit’ myslit’ (Moscow and Voronezh: Moskovskii psikhologo-sotsial’nyi institute and Izdatel’stvo IPO MODEK, 2002), pp. 6–55. Publicado com a permissão de Elena Evaldovna Illiesh.Traduzido por Stephen D. Shenfield.

KOPNIN, Pável Vassílievitch. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

MENCHINSKAIA, Natalia Aleksandrovna. El pensamiento. In: LEONTIEV, Alexei Nikolaevich et al. Psicologia. México: Grijalbo, 1969.

MUNICÍPIO X. Secretaria Municipal de Educação - Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012.

ROSENTAL, Marc Moiseievich; STRAKS, G. M. Categorías del Materialismo Dialéctico. Tradução de Adolfo Sanchez Vazquez e Wenceslao Roces. México: Grijalbo, 1958.

RUBTSOV, Vitaly. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina. Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista – Escolas Russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

SERCONEK, Giselma Cecilia. Teoria do Ensino Desenvolvimental e aprendizagem: um experimento com conceitos de área e de perímetro 191 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, 2018.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.

TALIZINA, Nina Fiodorovna. Manual de psicologia pedagógica. San Luis Potosí, México: Editorial Universitaria Potosina, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo III, Moscú: Editorial Pedagógica, 1931.

Downloads

Publicado

31.03.2021

Como Citar

SERCONEK, Giselma Cecilia; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Teoria do Ensino Desenvolvimental e a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do ensino fundamental. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8832, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8832. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8832. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos