Teacher education and pedagogical integration of Information and Communications Technologies (ICT): from technical usability to digital lettering

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11014

Keywords:

education, digital literacy, social pedagogy, technology, usability

Abstract

The aim of this article is to explore the continuing education of teachers, questioning, through the bias of Social Pedagogy (VIEIRA, 2016; VIEIRA; VIEIRA, 2015), the pedagogical integration of Information and Communication Technologies (ICT). It is an initial research study, of an exploratory nature, according to Marconi and Lakatos (2003). It is a research in the field of Educational Technology (ET), because it places ICT on behalf of the educational function and not simply utilitarian. Methodologically, this work is segmented into two parts. Firstly, we discussed the continuing education of teachers and the context of use of technologies and Internet access in Brazil. Secondly, we explore the concept of usability (NIELSEN, 1990, 1993; SILIUS; TERVAKARI; POHJOLAINEN, 2003), proposing a model in which ICTs are reconciled with the concept of digital literacy, since pedagogical usability comprises practices of the user – being student or teacher – apart from the aspects determined by the immediate interaction between man and machine. Here is the course that we seeks to promote in the ongoing teacher education regarding the use of ICT in the classroom: from technical usability to digital literacy.

 

 

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Author Biographies

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP Universidade de Santo Amaro – UNISA Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona. Atualmente faz Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo sob a supervisão de José Armando Valente. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha. É atualmente professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2018). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Docente visitante na Universitat de VIC/Espanha de 2013 até 2014. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais , Análise de Conteúdo e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.. Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Áreas de interesse: educomunicação, análise de conteúdo, games e semiótica francesa

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de São Paulo – USP Instituto de Física da Universidade de Brasília – IF/UnB. Universidade de Brasília – Cead/UnB

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias

Everson Luiz Oliveira Motta, Centro Universitário Internacional – UNINTER Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Mestre em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER-PR), Especialista em Educação Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais, licenciado e Graduado em Artes (dança) (UNESPAR-PR) e em Pedagogia na (UNINTER-PR) e graduando em Educação Física (UFPR) e Design de interiores (UNICESUMAR_PR). Tem experiência na área de Gestão da Educação, Artes, Design, tecnologia e marketing educacional, diluindo o conhecimento de forma interdisciplinar na área da educação e novas tecnologias. É professor titular no departamento de Engenharias, na modalidade de ensino a distância, e realiza trabalhos como um ser a/r/tográfico.

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Published

2021-09-30

How to Cite

MARGARIDA FARIAS COELHO, Patrícia; MARTINS COSTA, Marcos Rogério; OLIVEIRA MOTTA, Everson Luiz. Teacher education and pedagogical integration of Information and Communications Technologies (ICT): from technical usability to digital lettering. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e11014, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.11014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11014. Acesso em: 3 jul. 2024.