Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa

Auteurs

  • Jucimara Rojas UFMS

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2474

Mots-clés :

, Linguagem, Cognição e Cultura

Résumé

O artigo visa abordar as questões referentes às práticas educativas, contemplando a linguagem, a cognição e a cultura como modos de construção do humano ao longo de sua existência. Procuramos evidenciar tais elementos teóricos no contexto fenomenológico, destacando o aspecto axiológico do processo de aprendizagem. Reafirmamos a condição humana como ponto de partida ao educador/professor no sentido de incorporar em suas práticas educativas às proposições fenomenológicas como caminhos de busca do verdadeiro sentido de Ser, de pensar e de sentir do aprendiz. Ressaltamos a importância do repensar de atitudes, posturas e crenças arraigadas e, que precisam ser rompidas, tendo em vista novos desafios que o mundo contemporâneo apresenta. Acrescentamos, com base em MERLAUPONTY,MARTINS,BICUDO,ARANHA,MORIN,ROJAS que os propósitos da fenomenologia encaminham e sugerem a apropriação perceptiva ,atentiva,intencional e socializante do educador, aliando à sua prática novos olhares, num pesquisar contínuo de efeitos de sentido ,no processo da aprendizagem

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jucimara Rojas, UFMS

Pós Doutora em Educação e Ludicidade na área da Infância,Formação. Interdisciplinaridade e Fenomenologia.

Téléchargements

Publiée

2012-09-11

Comment citer

ROJAS, Jucimara. Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 131–147, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.2474. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2474. Acesso em: 26 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos