Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2474Mots-clés :
, Linguagem, Cognição e CulturaRésumé
O artigo visa abordar as questões referentes às práticas educativas, contemplando a linguagem, a cognição e a cultura como modos de construção do humano ao longo de sua existência. Procuramos evidenciar tais elementos teóricos no contexto fenomenológico, destacando o aspecto axiológico do processo de aprendizagem. Reafirmamos a condição humana como ponto de partida ao educador/professor no sentido de incorporar em suas práticas educativas às proposições fenomenológicas como caminhos de busca do verdadeiro sentido de Ser, de pensar e de sentir do aprendiz. Ressaltamos a importância do repensar de atitudes, posturas e crenças arraigadas e, que precisam ser rompidas, tendo em vista novos desafios que o mundo contemporâneo apresenta. Acrescentamos, com base em MERLAUPONTY,MARTINS,BICUDO,ARANHA,MORIN,ROJAS que os propósitos da fenomenologia encaminham e sugerem a apropriação perceptiva ,atentiva,intencional e socializante do educador, aliando à sua prática novos olhares, num pesquisar contínuo de efeitos de sentido ,no processo da aprendizagemTéléchargements
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Publiée
2012-09-11
Comment citer
ROJAS, Jucimara. Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 131–147, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.2474. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2474. Acesso em: 26 sept. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos