As regras de civilidade prescritas pelas Ligas da Bondade nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina (1953-1970)

Auteurs

  • Mariane Rocha Niehues UNESC
  • Giani Rabelo UNESC

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.3413

Mots-clés :

Liga da Bondade. Associações Auxiliares da Escola. Regras de Civilidade

Résumé

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que buscou perceber quais as regras de civilidade as Ligas da Bondade, implantadas nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina, prescreviam aos/as alunos/as participantes entre os anos de 1953–1970, bem como compreender o que levou as escolas implantarem as Ligas da Bondade. Com o intuito de aprofundar este estudo, foram estabelecidos alguns objetivos específicos: Identificar o intuito com que foram criadas as Ligas da Bondade nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina; Investigar sobre as atribuições das Ligas da Bondade, Entender como funcionavam as Ligas da Bondade; Identificar quem eram os membros participantes das Ligas da Bondade. Foram analisados, por meio de uma pesquisa documental, os relatórios das Ligas da Bondade da EEB de Meleiro, em Criciúma, a escola EEB Professor Lapagesse; em Maracajá a EEB Manoel Gomes Baltazar. Estes documentos encontram-se no banco de dados do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (virtual).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mariane Rocha Niehues, UNESC

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Giani Rabelo, UNESC

Professora Drª do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC; Líder do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação–GRUPEHME, cadastrado no CNPq

Téléchargements

Publiée

2014-05-07

Comment citer

NIEHUES, Mariane Rocha; RABELO, Giani. As regras de civilidade prescritas pelas Ligas da Bondade nas escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina (1953-1970). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 157–178, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.3413. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3413. Acesso em: 26 sept. 2024.