Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo

Auteurs

  • Ana Maria da Silva Magalhães Universidade Federal da Grande Dourados
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7947

Mots-clés :

Avaliação. Mapeamento. Pós-Graduação Stricto Sensu.

Résumé

Assim como os demais níveis de ensino, a pós-graduação stricto sensu no Brasil tem passado por um processo de significativa expansão e, com isso, ampliam-se os estudos e debates acerca da temática, especialmente no que tange ao seu processo de avaliação. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o debate acerca da avaliação da pós-graduação, a partir do mapeamento da produção bibliográfica de artigos publicados em periódicos qualificados, no período de 1999 a 2017. Além de mapear o tema, o presente trabalho busca trazer as principais discussões presentes nesse tipo de produção. O estudo realizado acerca da produção sobre avaliação da pós-graduação permite afirmar que não existe consenso no debate, sendo que as opiniões sobre a sistemática de avaliação divergem, muito embora se verifique a ênfase para a produção intelectual em seus diversos aspectos. Nesse sentido, ‘o campo’, apesar das disputas e dissensos, ainda tem referenciado a performatividade como estratégia de viabilização da qualidade da pós-graduação brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Maria da Silva Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
da Grande Dourados,

Téléchargements

Publiée

2018-08-31

Comment citer

MAGALHÃES, Ana Maria da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 131–148, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7947. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7947. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos