O imaginário do acadêmico e o processo avaliativo

Autores

  • Sérgio Lourenço Simões UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i2.311

Palavras-chave:

prática avaliativa, avaliação, avaliação institucional, avaliação tradicional, imaginário do aluno.

Resumo

Neste artigo, discute-se a prática avaliativa a partir da análise dos resultados dos dados coletados por meio de questionários sobre avaliação e avaliação institucional, aplicados à comunidade acadêmica, que nos permitiram dimensionar o grau de (des)informação que cerca o processo avaliativo. Num primeiro momento, analisaram-se separadamente as informações dos alunos sobre avaliação e avaliação institucional para determinar a expectativa dos acadêmicos. Na seqüência, cruzaramse os dados para situar o processo avaliativo no universo dos alunos. Os resultados contribuíram, sobremaneira, para pôr em xeque algumas posturas que revelam os problemas – remanescentes da avaliação tradicional – que permeiam o universo da avaliação institucional e interferem na sua prática. Com base nessas considerações, observou-se a necessidade de se definirem, claramente, as funções e objetivos da avaliação institucional para todos os envolvidos no processo, flexibilizando ações a fim de corrigir distorções que fazem parte do imaginário do aluno.

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Publicado

09.01.2008

Como Citar

SIMÕES, Sérgio Lourenço. O imaginário do acadêmico e o processo avaliativo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 89–107, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i2.311. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/311. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios