Relação família-escola: o estado da arte na pós-graduação brasileira

Autores

  • Andreza Maria Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7624

Palavras-chave:

Família. Escola. Pesquisas. Pós-Graduação.

Resumo

A temática da relação família-escola vem ocupando maior espaço na produção científica no Brasil. Neste artigo, analisamos resumos de teses e dissertações brasileiras sobre essa relação produzidas no período 2004-2013 e reconstituímos a história dessa relação com autores como Cunha (2003) e Faria Filho (2000). O estudo, qualitativo, é do tipo Estado da Arte. Foram consultados os bancos de dados do Grupo Observatório Sociológico Família-Escola da Universidade Federal de Minas Gerais; do Programa de Pós-Graduação em Família e Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador; e de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos localizados (112) foram mapeados em relação a objetivos, referenciais teóricos, opções metodológicas e resultados. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática, resultando na construção de três categorias: Relação família-escola e estratégias educativas familiares; Relação família-escola e fenômenos socio-escolares e Relação família-escola: fenômenos e/ou aspectos dessa relação. Em relação aos referenciais teóricos, menos da metade dos resumos os menciona; quanto a percurso metodológico e resultados das pesquisas, muitas informações também estavam ausentes; em relação resultados, algumas pesquisas indicam certa resistência de professores a configurações familiares diferentes da tradicional e para a influência dessa resistência na relação com a família e/ou o trabalho docente, e outras desconstroem a ideia generalizada de que as famílias de alunos de escola pública são desestruturadas. Apontamos para a necessidade de outras pesquisas sobre a temática, pois há ainda vários aspectos a aprofundar, e para a importância de os resumos serem mais completos.

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Biografia do Autor

Andreza Maria Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira.


Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.


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Publicado

31.08.2018

Como Citar

LIMA, Andreza Maria; MACHADO, Laêda Bezerra. Relação família-escola: o estado da arte na pós-graduação brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 149–169, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7624. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7624. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos